Cinemática Linear

Conceito

É o ramo da mecânica que estuda a geometria, o padrão ou a forma de movimento em relação ao tempo, mas não se preocupa com suas causas. (Enoka, 2000)

Deslocamento

S = Sf – Si

Para calcularmos a distância percorrido de um objeto, podemos utilizar a fórmula do deslocamento, onde o deslocamento total, é dado pela distância final, menos a distância inicial, por exemplo:
Um carro saiu do km 74 de um BR, atingiu o destino no km 120 da mesma BR. Qual foi o deslocamento do automóvel?

S (deslocamento) = Sf (distância final) - Si (distância inicial), logo:
S = 120 -74
S = 46km

Plano Cartesiano

Plano de referência para localizar um objeto no espaço, por exemplo:
Observa-se que no plano cartesiano acima que:
o triângulo encontra-se em -1, -1
o pentágono em -2, 4
o hexágono em -3, 2
o trapézio em 1, 4

Medidas de Taxa de Mostragem

Marcha = 60Hz
Corrida = 120Hz

Assumindo que 60Hz, são 60 informações por segundo, podemos pensar que é o bastante, porém para a corrida não basta, pois um pico, um momento de impacto ou de vôo pode ser perdido, porém não podemos perder tempo, pois a usarmos uma taxa muito alta de amostragem poderíamos levar horas ao avaliar-las, logo que em uma filmagem de 30 segundos, a uma taxa de 200Hz, teríamos 6.000 (seis mil) imagens para análise.


Movimento de Projéteis

Distância

A distância é determinada por:
·         Ângulo de lançamento
·         Velocidade de lançamento
·         Altura relativa